A Confiança em uma Organização Religiosa

A lealdade dos membros das seitas heréticas os deixa cegos ao ponto de não conhecer a verdade bíblica. No primeiro século foram com os escribas, saduceus e fariseus (Mateus 23:19-33), e nos dias de hoje não é diferente.

As Testemunhas de Jeová acreditam que a sua “Organização Religiosa”, é a única que faz a “Vontade de Jeová” nos dias atuais, seus líderes introduzem em suas mentes ensinos heréticos e faz seus membros a acreditarem assim, mostrando total lealdade a Organização Religiosa. Esta confiança dos membros é descrita  Na revista A Sentinela de Estudo abril de 2024, página 8,9, que diz: Título. “Fortaleça sua confiança na Organização de Jeová”, “Também vamos ver como podemos mostrar que respeitamos a organização de Jeová e confiamos nela. (…) É muito bom para nós quando estudamos a Bíblia usando nossas publicações. Por exemplo, podemos comparar as orientações que recebemos da organização com que a Bíblia diz. Assim, ao ver essas orientações estão baseadas nas Escrituras, nossa confiança na organização de Jeová aumenta. – Romanos 12:2. A orientação de seus líderes são, estudar a bíblia com uma ajuda adicional, as publicações sem outro tipo de material secular, sejam livros, revistas, bíblias e livros de outras denominações que são considerados apostatas. Como “comparar as orientações que receberam com a bíblia”, sendo as publicações preparadas pelos seus líderes com ensinos heréticos e fora de seus respectivos contextos. Na citação do livro de Romanos 12:2, o versículo citado, “E não sejais conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

No dicionário de Strong a palavra “renovação”, detona um processo continuo pelo qual o ser humano se torna mais parecido com Cristo. No mesmo versículo, “vosso entendimento” ou “mente” em algumas traduções, quer dizer: “inclui a faculdade de perceber e entender bem como habilidade de sentir, julgar, faculdades mentais.” Portanto, a ideia de ser fiel a uma Organização ao ponto de não examinar as suas doutrinas a luz da bíblia, está totalmente fora do contexto bíblico. Todo o cristão tem o direito de examinar as escrituras e tudo o que ensinado pela organização religiosa onde está seguindo.

A orientação do Apostolo, sobre a renovação do nosso entendimento, nada tem a ver com lealdade ou confiança em uma organização religiosa. Sejamos cristãos com o nosso entendimento em constante renovação guiados pelo Espirito Santo (João 5:39; João 16:13; Atos 17:11), para que experimentais qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2), todo o cristão tem que depositar a sua confiança e esperança somente em Deus (Salmos 37:5; Salmos 40:1).

Por que você deve examinar sua religião?

No mundo atual muitos grupos religiosos acreditam ser o “único canal de salvação”, entre Deus e os homens, são dignos de uma investigação bíblica criteriosa. O tema acima é citado na revista de um grupo muito conhecido nos dias atuais, as Testemunhas de Jeová. Na revista A Sentinela 1°de julho de 2013, matéria de capa. As Testemunhas de Jeová são conhecidas por diversas mudanças doutrinarias, o que ensinam hoje como sendo a “sua verdade”, pode ser “uma mentira amanhã”. Em edições anteriores da mesma revista, a Organização Religiosas das Testemunhas de Jeová, orientam seus membros a confiar na Organização e não duvidar dos ensinos, são ensinados a não questionar a Organização e sim a ser fiel a ela. Perguntamos, como saber se realmente estão fazendo a vontade de Deus e não questionar a fonte de ensino?

Seguindo o mesmo raciocínio, por que você deve examinar sua religião? Esta pergunta serve para ser aplicada as Testemunhas de Jeová ou as pessoas de outras denominações? O interessante é que para manipular as mentes de seus membros e de seus leitores, os líderes das Testemunhas de Jeová são bem astutos e perspicaz, vejamos o que dizem:

 “Imagine que você precisa ser operado por causa de uma doença grave. Visto que sua vida está em risco, você com certeza quer um cirurgião em que possa confiar. Mas não seria sábio primeiro procurar saber se ele é um bom profissional? Devemos ter esse mesmo cuidado com respeito à religião. Afinal, se pertencemos a uma organização religiosa, nossa vida espiritual está nas mãos dela. Isso inclui nossa própria salvação.” A Sentinela 1°de Julho de 2013, página 3.

Outra característica destes líderes de seitas, é a proibição de seus membros ver material secular sobre assuntos bíblicos, são orientados para estudar e pesquisar somente suas publicações, as demais são consideradas apostatas. É comum entre as Testemunhas de Jeová essa proibição de seus líderes.

Devemos examinar o que é ensinado pela Organização Religiosa no qual estamos associados, como cristãos não podemos acreditar em tudo o que ensinado sem ao menos investigar, confrontar com a bíblia sagrada para ver realmente se estão de acordo com os ensinos bíblicos, devemos ter este cuidado para não ser enganados com falsas doutrinas (Atos 20:29,30; 2 Timóteo 4:1-47; 2 Pedro 2:1). Todo o cristão que professa a sua fé em Jesus Cristo, tem que examinar tudo, e tem que estar de acordo com as escrituras sagradas, expor erros e refutar ensinos falsos, não é errado, os líderes das Testemunhas de Jeová aconselha a refutar ensinos e práticas religiosas de um grupo religioso, vejamos o que diz: “Não é errado a pessoa tentar refutar os ensinos e as práticas de um grupo religioso que ela julgue ser incorretos.” Revista Despertai! 8 de Setembro de 1997, página 6. Seria errado uma pessoa de outra denominação refutar ensinos e as práticas das Testemunhas de Jeová que ela julgue ser incorreta?

O que a bíblia ensina?

A bíblia nos ensina que temos que examinar tudo o que é ensinado, um exemplo é os cristãos bereanos (Atos 17:11).  Na epístola de 2Pedro 2:1, os cristãos são alertados sobre o surgimento de falsos profetas e falsos doutores, que introduziram heresias de perdição.  As falsas doutrinas são introduzidas de modo que a primeiro momento parece ser verdadeira, porém são heresias destruidoras (1Timoteo 6:1-5). Outro exemplo é a hipocrisia dos fariseus, condenada por Jesus, os fariseus e outros grupos religiosos da época, eram guias cegos (Mateus 23:1-39).  Hoje muitos líderes de grupos religiosos consideradas seitas heréticas, são hipócritas, afirmam ser guiados por Deus, mas na verdade são “condutores cegos”. A bíblia sagrada nos ensina que o único e perfeito caminho da verdade é Jesus Cristo (João 14:6). A bíblia nos revela que Jesus cristo é o único que pode nos dar a salvação (Atos 4:12).

Por que devemos examinar, não só as nossas crenças pessoais, mas também os ensinos de qualquer organização religiosa com que nos associamos?

 O fato de uma organização religiosa que faz o uso da bíblia regularmente, isso não prova que esta organização esteja fazendo a vontade de Deus. Quando uma organização afirma ser o “único canal de comunicação entre Deus e os homens”, esta organização precisa ser investigada biblicamente.

A Organização Religiosa das Testemunhas de Jeová, incentiva pelo menos na teoria seus membros a examinar a organização religiosa que este associado. Esta declaração dos líderes das Testemunhas de Jeová, já a séculos foi deixado de lado pelos seus membros, vejamos:

“Precisamos examinar não só o que nós mesmos cremos, mas também o que é ensinado pela organização religiosa com que talvez nos associemos. Estão os seus ensinos em plena harmonia com a Palavra de Deus ou baseiam-se em tradições de homens? Se amarmos a verdade, não precisamos temer tal exame Cada um de nós deve ter o desejo sincero de aprender a vontade de Deus para nós e depois fazê-la. João 8:32. 0 meros fatos de que os membros duma igreja tenham a Bíblia ou de que ela seja ocasionalmente lida para eles do púlpito não prova em si mesmo que tudo o que se lhes ensina está contido na Bíblia. A Verdade Que Conduz a Vida Eterna, 1968, página 13.”A Organização Religiosa que ama a verdade, não vai temer tal exame, a bíblia nos ensina a examinar (Atos 17:11).

Todavia ocultar os fatos?

 Os cristãos do primeiro século não ficaram calados mesmo colocando a sua vida em risco (Atos 4:19-21). Havia muitas seitas heréticas, tradições religiosas, os ataques ao cristianismo eram constantes com tribulações e prisões, mas nunca ficaram calados ou deixaram de anunciar o evangelho de Jesus Cristo no qual eles foram chamados (Mateus 28:19; Atos 20:23,29,30).

As Testemunhas de Jeová publicaram anos atrás um comentário sobre esta questão, que diz: “Quando há pessoas em grande perigo, duma fonte de que não suspeitam, ou quando são desencaminhadas por aqueles que consideram ser seus amigos, será que é desamoroso adverti-las? Talvez prefiram não acreditar na advertência. Podem até mesmo ressentir-se dela. Mas livra isso alguém da responsabilidade moral de dar tal advertência? (…) Prefere que se encubra a verdade? (…) Porque os servos de Deus, em cada período da história, tiveram de enfrentar o desafio apresentado por tais questões. Tiveram de expor a falsidade e o proceder errado. A Sentinela 15 de Julho de 1974, página 419. Como saber se a organização religiosa que estamos associados, seus ensinos estão de acordo com as sagradas escrituras? Caso o membro desta organização religiosa descobrir uma heresia desta organização, ficaria calado e não questiona os fatos? Os apóstolos de Jesus Cristo do primeiro século e os demais cristãos não ficaram calados diante das heresias dos povos de sua época (Atos 17:1-34; Atos 20:29; 2Pedro 2:1; 1 João 4:1,2).

Sabendo disso, o que fará você, leitor? É evidente que o verdadeiro Deus, sendo Deus da verdade e odiando a mentira, não considerara com favor os que se apegam a Organizações que ensinam a falsidade (Salmos 31:5; Provérbios 6:16-19; Apocalipse 21:8).

Bibliografia

1.A Sentinela de Estudo abril de 2024.

2.A Sentinela 1°de julho de 2013.

3.A Verdade Que Conduz a Vida Eterna, 1968.

4.A Sentinela 15 de Julho de 1974.

5. Despertai! 8 de Setembro de 1997.