Mormonismo – História – Doutrinas Básicas
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho…Gálatas 1:8.
A Organização Religiosa Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, teve início nos meados de 1820 nos Estados Unidos por Joseph Smith. De acordo com o seu relato, ao ler Tiago 1:5 pediu sabedoria a Deus e em um momento de oração em um bosque, apareceu dois seres espirituais a ele, que diz: “Quando a luz pousou sobre mim, vi dois personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-o! O meu objetivo ao dirigir-me ao Senhor era saber qual de todas as seitas estava certa, a fim de saber a qual me unir. (…) foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas… – A Pérola de Grande Valor, 2015, Joseph Smith História, páginas 55,56.
O Livro de Mórmon a Pedra Fundamental da Fé
Os Mórmons acreditam na bíblia, porém quando ela é traduzida corretamente, o que dizem: “Cremos ser a Bíblia a Palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o livro de Mórmon a palavra de Deus. – Pérolas de Grande Valor, 2015, Regras de Fé 8. Afirmam ser o livro de Mórmon o mais correto de todos os livros, o que diz: “Com respeito a este registro o Profeta Joseph Smith declarou: Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro.” – O Livro de Mórmon, 2015, Introdução.
O Livro de Mórmon – Seus Profetas escreveram de seu próprio conhecimento
Os profetas Mórmon escreveram segundo os seus conhecimentos, “sim, faço um registro na língua de meu pai, que consiste no conhecimento dos judeus e na língua dos egípcios”. – Livro de Mórmon 1Néfi 2:1. No livro de Jacó também encontramos esta mesma declaração, “E aconteceu que eu, Jacó, comecei a envelhecer; e como o registro deste povo está sendo escrito nas outras placas de Néfi, termino, portanto, este registro, declarando que escrevi segundo o melhor do meu conhecimento…”. – Livro de Mórmon Jacó 7:26.
Os profetas de Deus foram inspirados pelo Espirito Santo de Deus ao escrever as Escrituras Sagradas (2Pedro 2:20,21). Todo o cristão que professa a sua fé em Deus e em Jesus Cristo, vai concordar que a bíblia é a palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16,17). A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias acredita somente na teoria, que a bíblia é a palavra de Deus, em seus diversos escritos o livro de Mórmon é a pedra fundamental e o mais correto de todos os livros da terra. Portanto, diante desta declaração, como cristãos temos que rejeitar este ensino herético (Gálatas 1:8; Efésios 2:20-22).
Tradução da Bíblia de Joseph Smith em 1830
Em 1830 Joseph Smith começou a revisar a versão da bíblia King James, pois não chegou a concluir. No livro de Gênesis 50:24-36, acrescentou uma profecia sobre a sua própria vinda como “Vidente eleito”. O Senhor meu Deus suscitará um vidente, que será um “vidente escolhido” para o fruto dos meus lombos” – The Bible Corrected by Joseph Smith,1867,Gênesis 50:24-36. Este vidente escolhido citado nesta tradução em Gênesis 50:26 é Joseph Smith, segundo os Mórmons.
Durante séculos surgiram grupos religiosos, que segundo seu líder, receberam revelações divinas, a verdade é que essas “Revelações Divinas”, são heresias pregadas como sendo a palavra de Deus, e sobre acrescentar algo as Escrituras Sagradas (Apocalipse 22:18-19).
Uma Revelação Divina – Restauração das verdades bíblicas
É comum das seitas heréticas afirmarem que receberam revelações divinas por um líder e que este líder foi escolhido por Deus para “Restauração das verdades bíblicas”. A Bíblia e somente ela, nos alerta do surgimento destes homens, Falsos Profetas ( 2Pedro 2:1), e ainda nos alerta do surgimento de um outro evangelho (Gálatas 1:8). Os Mórmons acreditam que da mesma forma que os fiéis da antiguidade receberam os anjos, fieis tais como: Maria e José, Pedro e João, assim aconteceu com o Profeta Joseph Smith, “Sim, Joseph Smith realmente viu anjos e teve visões porque foi o instrumento nas mãos de Deus para restaurar a mesma Igreja de Jesus Cristo que existia antigamente com todos os seus poderes, bem como todas as suas doutrinas. – Joseph Smith, O Profeta das Restauração – Élder Tad. R. Callister dos Setenta, Outubro de 2009.
Nascimento de Jesus Cristo
Livro de Mórmon – Alma 7:10 – “ E eis que nascera da Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará á luz um filho, sim, o Filho de Deus.”
A Bíblia em Miquéias 5:2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” De acordo com a profecia de Miqueias a respeito do nascimento de Jesus Cristo confirmado em Lucas 2:1-7, na cidade de Belém. O Mórmon justifica afirmando que a citação da cidade de Jerusalém incluía seus arredores, inclusive a cidade de Belém.
O Jesus dos Mórmons foi gerado por Adão e Maria
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias acreditam que Jesus Cristo não foi gerado pelo Espírito Santo, e sim através de relação com Maria e Adão o Pai da humanidade. – Journal of Discourses,1854, Vol. I, página 50. A bíblia ensina que Jesus Cristo O Nosso Senhor foi gerado pelo Espírito Santo ( Mateus 1:20).
O Deus dos Mórmons foi um dia Homem com um corpo tangível
O Deus dos Mórmons já foi um Deus como o homem, o que diz: “É o primeiro princípio do Evangelho conhecer com certeza o caráter de Deus e saber…, que ele foi um homem como nós… – Journal of Discourses, 1859,Volume 6,página 3. Acreditam que Deus não é apenas um espírito, mas uma pessoa que possui um corpo tangível, veja: “ Também testificamos que Deus, o Pai, não é apenas um espírito, mas uma pessoa glorificada que tem um corpo tangível, assim como Seu Filho ressuscitado, Jesus Cristo. – A Liahona, Julho de 1995, página 89.
Acreditam que toda a humanidade são filhos de Deus e todos nascidos por pais Celestiais, “ O homem, como espírito, foi gerado e nascido de pais celestiais e criado até a maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir a Terra para receber um corpo físico.” – Princípios do Evangelho, 2009, página 9.
Os Mórmons ensinam que os Deuses criaram os céus e a terra, o que diz: “ E então o Senhor disse: Desçamos. E eles desceram no princípio; e eles, isto é, os Deuses, organizaram e formaram os céus e a terra. – Pérola de Grande Valor,2015, Abraão 4:1, página 43.”
No livro de Introdução á Teologia Sistemática de Millard J. Erickson, Vida Nova, 1992, diz sobre a Grandeza e Espiritualidade de Deus, que diz: “Entre os mais básicos dos atributos de grandeza de Deus está o fato de que ele é espirito; ou seja, ele não é composto de matéria e não possui uma natureza física. Isso é afirmado com maior clareza por Jesus em João 4:24: Deus é espirito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.”.
O Nosso Deus não é como o homem, Deus é o Nosso Criador Eterno (Salmos 90:2; Isaias 43:10), Onipotente (Gênesis 17:1); Onisciente (1 João 3:); Onipresente (Hebreus 4:13); Imutável (Salmos 102:25,26), diante destes atributos pertencentes a Deus, é uma heresia dos Mórmons ensinar que Deus seja igual ao homem, Deus como Criador está acima do homem em tudo (Isaias 55:8,9).
O Jesus dos Mórmons era Irmão de Lúcifer no céu
Os Mórmons acreditam em um outro Jesus, o Jesus dos Mórmons é irmão de Lúcifer, o que diz: “Satanás, que se chamava Lúcifer, também se apresentou e disse: Eis-me aqui, envia-me; serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca…, (…)Satanás desejava ter toda a honra por nossa salvação.(…) Após escutar os dois filhos falarem, o Pai Celestial disse: Enviarei o primeiro (Abraão 3:27). – Princípios do Evangelho, 2009,páginas 13,14. O texto citado é do livro Pérola de Grande Valor, página 43, em Abraão 3:27, que diz: “E o Senhor disse: Quem enviarei? E um semelhante ao Filho do Homem respondeu: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei o primeiro. “
A Escritura Sagrada nos ensina que o Diabo peca desde o princípio contra Deus e Jesus Cristo se manifestou para desfazer as obras do Diabo (1João 3:8).
A Doutrina Mórmon ensina que Jesus Cristo é o nosso irmão, o que diz: “Todos os que nasceram na Terra são nossos irmãos espirituais. Por sermos filhos espirituais de Deus, herdamos Dele o potencial para desenvolvermos suas qualidades divinas”. – Princípios do Evangelho, 2009, página 9.
A Bíblia ensina que Jesus Cristo é eterno e Nele habita toda a plenitude de Deus (João 1:1; Colossenses 2:9), Nosso Salvador (Mateus 1:21), Nosso Mediador (1 Timóteo 2:5).