A séculos grupos religiosos, com suas crenças sem fundamentos bíblicos, marcaram inúmeras datas para o fim deste sistema de coisas, o “Fim do Mundo”. O grupo religioso das Testemunhas de Jeová, é uma pioneira em marcar datas para o fim. Os seus líderes, que acreditam ser guiados por Deus, publicam suas expectativas apocalíptica, e quando elas não tem o seu cumprimento, a justificava é que “Jeová”, deu um novo entendimento, “Novas Luzes”, para o entendimento do texto que serviu como base para as profecias. Vamos entender primeiramente, qual é a posição que este grupo de homens, o Corpo Governante e sua organização religiosa exerce sobre seus membros.
O Canal de Comunicação de Jeová e a sua origem
A partir de 1944, surgiu o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, segundo eles, é o exemplo apostólico do primeiro século. A Sentinela 1°de Junho de 1972, página 341, encadernada.1
Este grupo de homens é intitulado como “Canal de Comunicação de Jeová”, para entendimento melhor da bíblia. Segue a declaração de uma revista periódica do grupo: “Assim como as profecias bíblicas apontavam para o Messias, elas também nos encaminham ao unido corpo de cristãos ungidos, das Testemunhas de Jeová, que serve atualmente qual escravo fiel e discreto. Este nos ajuda a entender a Palavra de Deus. Todos o que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a grandemente diversificada sabedoria de Deus só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. João 6:68. A Sentinela 1°de Outubro de 1994, página 8. 2 O texto bíblico de João citado na declaração diz respeito a Jesus Cristo, somente Ele tem as palavras de vida eterna, o Corpo Governante aplica o texto a si mesmo.
O Corpo Governante, tem o papel de um líder para as Testemunhas de Jeová, por meio destes homens, acreditam que Jeová transmite a sua vontade. Acreditam veemente nisso, que chegam ao ponto de ser dependente deste “Alimento espiritual”, fornecido por estes homens. O efeito é uma lavagem cerebral que aqueles que deixarem estar ligados a este “Canal de Comunicação”, não importa o quanto leia a bíblia, veja a declaração absurda e tendenciosa: “A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia. Veja Atos 8:30-40. A Sentinela 1°de Agosto de 1982, página 27. 3 O referido texto bíblico é quando Felipe explica ao eunuco o texto do profeta Isaías, o Corpo Governante se coloca no lugar do profeta.
O Corpo Governante exerce um lugar vital na vida das Testemunhas de Jeová
Como sabemos as Testemunhas de Jeová seguem tudo o que ensinado pelo Corpo Governante, e estes homens tem um lugar vital na vida delas, vajamos o que diz: “Visto que tais homens são designados pelo espírito, e a organização de Deus ocupa um lugar vital na vida das Testemunhas de Jeová. A Sentinela 15 de Novembro de 1989, página 23.4 Portanto, o Corpo Governante, exerce um lugar vital na vida das Testemunhas de Jeová, tudo o que é ensinado será aceito sem questionamento, é como viesse diretamente de Deus.
As Profecias em Nome de Jeová
Durante anos há uma especulação sobre datas do fim destes sistemas, entre as Testemunhas de Jeová, as declarações do Corpo Governante em relação as “datas proféticas”, foram feitas em nome de Jeová, para autenticar as suas palavras e mostrar o quanto a organização religiosa é guiada por Deus. Os anos mostram que não deu certo, as datas proféticas não aconteceram, e a culpa foi direcionada aos seus membros que criaram expectativas. Na revista A Sentinela 15 de Julho de 1999, página 29,5 diz: “A Fonte de Toda a Profecia Verdadeira é Jeová Deus.” Agora perguntamos, e as profecias falsas? Quem é o autor?
Um profeta, o Corpo Governante
Sendo as profecias verdadeiras como autor Jeová, é preciso ter um profeta para anunciar, quem seria este profeta? No livro As Nações Terão de Saber…,1973,6 página 66, diz: “Do mesmo modo, a moderna classe de Ezequiel foi enviada numa missão provadora a pessoas religiosas do mesmo tipo como as dos dias de Ezequiel. Mas não importa como a cristandade considera ou encara este grupo de testemunhas ungidas de Jeová, terá de vir o tempo, e isto em breve, quando os que compõem a cristandade saberão que houve realmente um “profeta” de Jeová entre eles. Agora identificamos quem é o profeta de Jeová, um “grupo de testemunhas ungidas de Jeová”, o Corpo Governante”.
Na revista A Sentinela 1° de Outubro de 1972,7 página 581, diz: “Contudo, Jeová não deixou o povo da cristandade, guiados pelos clérigos, sem um aviso no sentido de que a liga era um substituto fraudulento do verdadeiro reino de Deus. Ele tinha um “profeta” para para dar a advertência. Este “profeta” não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, afirma que o profeta de Jeová, são um grupo de homens e mulheres, perguntamos, quem fornece o “alimento espiritual” a todas as testemunhas de Jeová?
No livro Poderá Viver Para Sempre…,1989,8 páginas 193-195, que diz: “Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? (…) A organização visível de Deus hoje também recebe orientação e direção teocráticas. Na sede das Testemunhas de Jeová em Brooklyn, Nova Iorque, existe um corpo governante de anciões cristãos de várias partes da terra que dão a necessária supervisão as atividades mundiais do povo de Deus. Este corpo governante é composto de membros do “escravo fiel e discreto”. Serve qual porta-voz do “escravo” fiel. Os homens desse corpo governante, como os apóstolos e anciões em Jerusalém, tem muitos anos de experiência no serviço de Deus.
Portanto, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, intitula “Profeta de Jeová”, “Porta voz”, que no tempo apropriado, da o alimento espiritual a todas as Testemunhas de Jeová em todo o mundo.
A Geração de 1914, uma Geração que não passará!
Agora que identificamos quem é o “Porta-voz” e “Profeta de Jeová”, vamos a profecia da geração do ano de 1914. O texto bíblico é o de Mateus 24:34,35: “Deveras, eu vos digo que esta geração de modo algum passará até que todas as coisas ocorram.” A Sentinela 1°de Novembro de 1995, página 19. Qual seria o entendimento do texto? Se aplica a geração dos que viviam em 1914? Sim, o entendimento das Testemunhas de Jeová era desta forma. A prova documental que podemos apresentar esta registrada no livro: Poderá Viver Para Sempre…,1989, página 154, que diz: Após chamar a atenção para as muitas coisas que assinalaram o período de 1914 em diante, Jesus disse: “Esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas [incluindo o fim deste sistema] ocorram.” (Mateus 24:34,14) A que geração se referia Jesus? Ele referia-se a geração de pessoas que viviam em 1914. (…) Alguns dentre a geração que vivia em 1914 verão o fim do sistema de coisas e sobreviveram a eles. Portanto, a referida geração de 1914 alguns vão estar vivos para ver o fim de sistemas de coisas que em breve vai acontecer segundo esta profecia.
Jesus assegura-nos que a profecia vai se cumprir
A profecia da geração de 1914, para ter mais credibilidade, aplicou o texto de Mateus 24, sendo Jesus Cristo dando a segurança do cumprimento desta profecia, segue a declaração: “Na ocasião em que escreve isto, só nos Estados Unidos há mais de 10.000.000 de pessoas ainda vivas que tinham idade bastante para observar o “princípio das dores de aflição”, em 1914-1918. Alguns deste ainda poderão sobreviver por muitos anos. No entanto, Jesus assegura-nos que, antes de “esta geração” desaparecer, ele virá como “Filho do homem” para executar o julgamento nos sistemas de coisas de Satanás. (Mateus 24:8,21,37-39).
Mudanças repentina da geração de 1914
Na revista Despertai! 22 de Outubro de 1995,9 página 4, trazia em nota de rodapé vários anos a mensagem: “(…) Importantíssimo é que esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacifico e seguro. Antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914.”
Na mesma revista Despertai! 8 de Novembro de 1995,10 página 4, a nota de rodapé sobre a geração de 1914, sumiu! “Importantíssimo é que esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacifico e seguro, prestes a substituir o atual sistema de coisas perverso e anárquico.” Apenas em 18 dias a profecia desapareceu na revista e deu lugar a uma mensagem não profética.
A Palavra profética de Jeová sobre a geração de 1914
Na revista A Sentinela 15 de Novembro de 1984,11 página 6,7 diz: “Esta geração [de 1914] de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram.” (…) A palavra profética de Jeová mediante Cristo Jesus diz: “Esta geração [de 1914] de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram.” (Lucas 21:32) E Jeová, que é a fonte de profecias inspiradas e infalíveis, fará com que as palavras de seu Filho se cumpram num prazo de tempo relativamente curto.” Isaias 46:9,10; 55:10,11. O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, agora tem como base para a sua profecia, a fonte de todas as profecias inspiradas e infalíveis, Jeová.
Esta Geração podemos calcular a sua duração?
Durante anos criaram especulações de datas em torno da geração que vivia em 1914, entre alguns estariam vivos para ver o fim de sistemas de coisas. Agora não podemos calcular “Esta Geração”: “Assim, por usar a expressão “esta geração”, conforme registrada em Mateus 24:34, jesus não deu a seus discípulos uma fórmula para determinar quando os “últimos dias” terminaram, Em vez disso, jesus enfatizou que eles não saberiam aquele dia e àquela hora. 2Timoteo 3:1; Mateus 24:36. A Sentinela 15 de Novembro de 2008,12 página 25. A passagem de Mateus 24 de onde criaram as especulações de datas sobre a geração de 1914, esqueceram de ler e praticar o versículo 36, que não permite a marcação de datas por não saber o dia e nem a hora. Por que, somente no ano de 2008 resolveram aplicar o versículo 36? isso mostra que o Corpo Governante é um falso profeta.
Como identificar um Falso Profeta?
Na bíblia nos encontramos a resposta que precisamos, para esta consulta usaremos a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová.
Deuteronômio 18:20-22:
Se um profeta presunçosamente falar em meu nome alguma palavra que eu não lhe mandei falar ou falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer. Mas talvez você diga no seu coração: Como saberemos que Jeová não falou essa palavra? Quando o profeta falar em nome de Jeová e o que ele disser não acontecer nem se cumprir, então Jeová não falou aquela palavra. O profeta a falou presunçosamente. Você não deve ficar com medo dele.
A bíblia é bem clara em relação a falsas profecias, se a palavra do profeta não se cumprir, então é um falso profeta, não falou em nome de Jeová. Portanto, o Corpo Governante que intitula-se como profeta de Jeová, é falso, falou presunçosamente.