O Espirito Santo - Uma força ativa ?

Raciocínios a base das Escrituras

A Bíblia revela o Espírito Santo como uma pessoa, antes de falarmos o que a bíblia ensina, vamos ver o que as Testemunhas de Jeová acreditam sobre o Espírito Santo. Primeiro vamos analisar uma publicação muito conhecida entre eles, um manual sobre diversos assuntos, O Raciocínios a base das Escrituras. Neste Manual,1989,1 nas páginas 142,143,399, segue as referências:

142: Espírito

Definição: O termo hebraico rú-ahh e o grego pneú-ma, amiúde traduzido por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se aquilo que é invisível á vista humana e que dá evidencia de força em movimento. Os termos hebraicos e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana no coração figurado da pessoa e que faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo.

Os léxicos e Dicionários citados nenhum faz menção de “força ativa”, “força ativa de Deus”, são expressões criadas pelas Testemunhas de Jeová para apoiar a sua crença. 

143: O que é o espírito santo?

Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Lucas 1:41; Mateus 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.

(…)A correta identificação do espírito santo deve ajustar-se a todos os textos que se referem a esse espírito. Com tal conceito, é lógico concluir que o espírito santo seja a força ativa de Deus. Não uma pessoa, mas a poderosa força que Deus faz emanar de si mesmo para realizar sua santa vontade. – Salmos 104:3; 2 Pedro 1:21; Atos 4:31.

No livro de João 14:23 diz: “Jesus Respondeu, e disse-lhe: se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Aqui no texto “morada”, (Grego. μονήν), de acordo com o Dicionário VINE, página 654,2 Significa “habitação”. Na chave Linguística do Novo Testamento Grego, editora WilFrid, Heinrich, Hagnos, página 631, é traduzido por: “hospedar-se, morar”.  De acordo com o texto, o Pai e Jesus faz morada na pessoa que o ama e guarda os seus mandamentos. Como é possível Deus e Jesus Cristo sendo uma pessoa e habitar em outra? Seguindo o mesmo raciocínio das Testemunhas de Jeová, isso não seria possível de acontecer. Pergunta, seriam cheio de duas pessoas?   Ainda em  Gálatas 4:19,  que diz:

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as  dores  de  parto,  até que  Cristo seja formado em vós;

Na Tradução do Novo Mundo, no texto em referência, nota de rodapé, traduz: “tome forma”; Pode Jesus ser formado em alguém sendo uma pessoa? Outro texto que podemos citar é o de Lucas 22:3, que diz: “Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze”. A Testemunha de Jeová concorda que Satanás é uma pessoa, em seu Livro: Poderá Viver Para Sempre, 1989,3 página 18, que diz: “Satanás, o Diabo, é uma pessoa real”; sendo assim, perguntamos: Como é possível Satanás sendo uma pessoa real entrar em Judas?

Ensina a Bíblia que o “Espírito Santo” é uma pessoa?

(…) Atos 7:55,56 relata que Estêvão recebeu uma visão do céu, onde viu “Jesus em pé á direita de Deus”. Mas não diz ter visto o espírito santo.

O fato de Estêvão ter olhado para o céu e não ter visto o Espírito Sando, isso não quer dizer que Ele não existe ou que não seja uma pessoa. No versículo 55, diz: “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava á direita de Deus,”

O próprio Jesus Cristo disse aos seus discípulos que enviaria o Consolador (João 16:7); e que o Espírito Santo os guiará em toda a verdade (João 16:13). 

A New Catholic Encyclopedia  admite: “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito santo de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. (1967, Vol.XIII, p.575) Diz também: “Os apologistas escritores cristãos gregos do segundo século, falavam com demasiada hesitação do Espírito; pode-se adiantar até certo ponto que o fizeram de modo impessoal demais.” – Vol. XIV, p.296. 4

 A outra referência é a New Catholic Encyclopedia, vamos consultar a mesma obra com uma segunda edição atualizada, inclusive um texto acima do citado, na íntegra o texto abaixo:

O Espírito de Deus como uma Pessoa. Embora os conceitos do Novo Testamento sobre o espírito de Deus sejam em grande parte uma continuação daqueles do Antigo Testamento, no Novo Testamento há uma revelação gradual de que o Espírito de Deus é uma Pessoa.

“A New Catholic Encyclopedia admite: “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus; as mesmas expressões também são usadas em relação a coisas personificadas retoricamente ou ideias abstratas (veja Romanos 8.6; 7.17). Assim, o contexto da frase “blasfêmia contra o espírito” (Mateus 12.31; cf. Mateus 12.28; Lucas 11.20) mostra que se está fazendo referência ao poder de Deus. A única passagem nos Evangelhos Sinóticos que fala claramente sobre a pessoa do Espírito Santo é a fórmula trinitária em Mateus 28.19.” – New Catholic Enciclopédia , 2003,Volume 13 página 428, Thomson Gale, The Catholic University Of America. Washington, D, C. Pode ser consultado com o mesmo conteúdo a Encyclopedia.com com o título da pesquisa “Spirit of God”.

Abaixo uma versão atualizada da mesma Enciclopédia Católica:

Nos Evangelhos Sinópticos. “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito de Deus como algo, não alguém; isso é especialmente evidente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. Quando uma atividade quase pessoal é atribuída ao espírito de Deus, por exemplo, falar, impedir, desejar, habitar (Atos 8:29; 16:7; Romanos 8:9), não se justifica concluir imediatamente que, nessas passagens, o espírito de Deus é considerado uma Pessoa; as expressões também são usadas em relação a coisas ou ideias abstratas personificadas de forma retórica (ver Romanos 8:6; 7:17). Assim, o contexto da frase “blasfêmia contra o espírito” (Mateus 12:31; cf. Mateus 12:28; Lucas 11:20) mostra que se faz referência ao poder de Deus. A única passagem nos Evangelhos Sinópticos que fala claramente da pessoa do Espírito Santo é a fórmula Trinitária em Mateus 28:19”. New Catholic Enciclopédia Segund Edition, 2003, Volume 13 página 441, Thomson Gale, The Catholic University Of America. Washington, D, C. Pode ser consultado com o mesmo conteúdo a Encyclopedia.com com o título da pesquisa “Spirit of God”.

Portanto, as obras citadas não apoia a doutrina das Testemunhas de Jeová, que o Espírito Santo Seja uma “força impessoal”, “força ativa”, “força ativa de Jeová”.

No The New UNGER’S Bible Dictionary Merrill F.Unger, 1988,5 Chicago: Moody Press, página 1640, diz: “Espírito (Heb. rûah, “respiração, vento”; Gr.pneuma, “vento, respiração”, “o princípio vital”, etc. No Léxico do Novo Testamento Grego / Português F.Wilbur Gingrich, Frederick W.Danker, 1979, The Universíty of Chicago – USA, Brasil, Edições vida Nova, página 169, que diz:” πνεύμα, ατός, τό(pneuma). 1.respiração, movimento de ar, vento, sopro…

No Dicionário VINE, W.F.Vine, Merril F.Unger, Antigo  e Novo Testamento, CPAD, 2002, página 1052,  que  diz:  pneuma,   denota   primariamente , vento,  respirar, soprar,  também  respiração.

Portanto, a etimologia da palavra espírito no hebraico(ruach) e grego(pneuma), pode ser traduzido por: “respiração, vento, sopro”. Nada encontramos nas obras citadas que o Espírito Santo de Deus é uma “força ativa”, ou “força ativa de Deus”, esta expressão não é encontrada na Bíblia.

 

O Espírito Santo, Onde há Intelecto, há uma pessoa

Na Brochura das Testemunhas de Jeová, Eis que faço Novas Todas as Coisas, 1986, página 10, diz: “ As gloriosas maravilhas que nos cercam – as flores, os pássaros, os animais, a maravilhosa criação chamada homem, os milagres da vida e do nascimento – tudo isso atesta que foram produzidos por um magistral Intelecto invisível. (Romanos 1:20) Onde  há  intelecto,  há faculdades mentais.  Onde  há  faculdades  mentais há uma pessoa.”

A citação da brochura, diz respeito ao Criador, sendo Deus Espírito ( João 4:24), possui intelecto como, entendimento, raciocínios, reflexão, a faculdade de compreender. Seguindo o raciocínio das Testemunhas de Jeová, “onde há faculdades mentais há uma pessoa. Analisamos no Novo Testamento, evidencias bíblicas, que mostram que o Espírito Santo é uma pessoa.

O Espírito Santo é Intercessor (Romanos 8:26,27); Guia em toda a verdade (João 16:13); possui vontade própria (Atos 15:28,29); Ensina (João 14:26); Convence o mundo do pecado (João 16:7,8); Intercede (Romanos 8:26); Impede (Atos 16:6,7); Entristece (Efésios 4:30); Envia Missionários (Atos 13:2-4). Os atributos listados acima do Espírito Santo, são provas que Ele possui intelecto, é uma pessoa, não uma “força ativa”, como entende as testemunhas de jeová.

Uma força ativa, não possui intelecto e nem personalidade, outra prova da personalidade do Espírito Santo é que ele reage a certos atos praticados pelo homem, Pedro obedeceu ao Espírito Santo (Atos 10:19-21); Ananias mentiu ao Espírito Santo (Atos 5:3); Estevão disse que os judeus sempre resistiram ao Espírito Santo (Atos 7:51). – Esequias Soares, Como Responder as Testemunhas de Jeová, Vol.I, Editora Candeia,1995, página 251,253. 6

A personalidade do Espírito Santo

O Espírito Santo não é uma força impessoal, além da divindade do Espírito Santo, a Bíblia deixa claro de várias maneiras que o Espírito Santo é uma pessoa e possui todas as qualidades para este entendimento. Citamos aqui a passagem de João 14:26, que deixa notório a inteligência do Espírito Santo, o poder de ensinar e fazer os discípulos lembra de tudo o que Jesus ensinou. Uma “força impessoal”, jamais poderia fazer isso, o entendimento das Testemunhas de Jeová é que o Espírito Santo é uma “força impessoal sem alguma inteligência”.

Em João 14, Jesus disse aos seus discípulos que enviaria outro consolador (parákletos ), fica claro que o Espírito Santo é um substituto de Jesus e desempenha o mesmo papel. A para “outro” ( Grego.λλον ), empregada a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, significa “outro da mesma espécie”. – Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson, Vida Nova, 1992, 7 página 348. / Synonyms of the New Testament, 1880, página 357.8 Na The Kingdom Interlinear Translation of The Greek Scriptures, Editora Watch Tower Bible and Tract Society of Pensylvania 1985,9 em João 14:16, o termo “Paraclete” para o Espírito Santo, é o mesmo usado para Jesus em 1João 2:1.

Na bíblia encontramos passagens que aparece as três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo, uma delas é a formula batismal em Mateus 28:19, em 2Corintios 13:14, e Judas 20,21. No texto de Mateus 28:19, a palavra “nome”( νομα onoma),  é empregada ao Pai , Filho e ao Espírito Santo. A palavra nome é usada “para poder ou autoridade”, mas sempre representa o poder ou autoridade dalguma pessoa, e nunca alguma força impessoal. Uma força impessoal não pode ter autoridade; somente uma pessoa o pode. – Por que Devo Crer na Trindade, Editora Candeia, 2008, Robert M.Bowman, Jr, página 132. 10

Bibliografia

1.O Raciocínios a base das Escrituras. Neste Manual,1989
2.Dicionário VINE, página 654
3.Poderá Viver Para Sempre, 1989
4.A New Catholic Encyclopedia
5.The New UNGER’S Bible Dictionary Merrill F.Unger, 1988
6.Esequias Soares, Como Responder as Testemunhas de Jeová, Vol.I, Editora Candeia,1995
7.Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson, Vida Nova, 1992
8.Synonyms of the New Testament, 1880, página 357
9.The Kingdom Interlinear Translation of The Greek Scriptures, Editora Watch Tower Bible and Tract Society of Pensylvania 1985
10.Por que Devo Crer na Trindade, Editora Candeia, 2008