Raciocínios a base das Escrituras
A Bíblia revela o Espírito Santo como uma pessoa, antes de falarmos o que a bíblia ensina, vamos ver o que as Testemunhas de Jeová acreditam sobre o Espírito Santo. Primeiro vamos analisar uma publicação muito conhecida entre eles, um manual sobre diversos assuntos, O Raciocínios a base das Escrituras. Neste Manual,1989,1 nas páginas 142,143,399, segue as referências:
142: Espírito
Definição: O termo hebraico rú-ahh e o grego pneú-ma, amiúde traduzido por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se aquilo que é invisível á vista humana e que dá evidencia de força em movimento. Os termos hebraicos e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana no coração figurado da pessoa e que faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo.
Os léxicos e Dicionários citados nenhum faz menção de “força ativa”, “força ativa de Deus”, são expressões criadas pelas Testemunhas de Jeová para apoiar a sua crença.
143: O que é o espírito santo?
Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Lucas 1:41; Mateus 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.
(…)A correta identificação do espírito santo deve ajustar-se a todos os textos que se referem a esse espírito. Com tal conceito, é lógico concluir que o espírito santo seja a força ativa de Deus. Não uma pessoa, mas a poderosa força que Deus faz emanar de si mesmo para realizar sua santa vontade. – Salmos 104:3; 2 Pedro 1:21; Atos 4:31.
No livro de João 14:23 diz: “Jesus Respondeu, e disse-lhe: se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Aqui no texto “morada”, (Grego. μονήν), de acordo com o Dicionário VINE, página 654,2 Significa “habitação”. Na chave Linguística do Novo Testamento Grego, editora WilFrid, Heinrich, Hagnos, página 631, é traduzido por: “hospedar-se, morar”. De acordo com o texto, o Pai e Jesus faz morada na pessoa que o ama e guarda os seus mandamentos. Como é possível Deus e Jesus Cristo sendo uma pessoa e habitar em outra? Seguindo o mesmo raciocínio das Testemunhas de Jeová, isso não seria possível de acontecer. Pergunta, seriam cheio de duas pessoas? Ainda em Gálatas 4:19, que diz:
“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
Na Tradução do Novo Mundo, no texto em referência, nota de rodapé, traduz: “tome forma”; Pode Jesus ser formado em alguém sendo uma pessoa? Outro texto que podemos citar é o de Lucas 22:3, que diz: “Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze”. A Testemunha de Jeová concorda que Satanás é uma pessoa, em seu Livro: Poderá Viver Para Sempre, 1989,3 página 18, que diz: “Satanás, o Diabo, é uma pessoa real”; sendo assim, perguntamos: Como é possível Satanás sendo uma pessoa real entrar em Judas?
Ensina a Bíblia que o “Espírito Santo” é uma pessoa?
(…) Atos 7:55,56 relata que Estêvão recebeu uma visão do céu, onde viu “Jesus em pé á direita de Deus”. Mas não diz ter visto o espírito santo.
O fato de Estêvão ter olhado para o céu e não ter visto o Espírito Sando, isso não quer dizer que Ele não existe ou que não seja uma pessoa. No versículo 55, diz: “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava á direita de Deus,”
O próprio Jesus Cristo disse aos seus discípulos que enviaria o Consolador (João 16:7); e que o Espírito Santo os guiará em toda a verdade (João 16:13).
A New Catholic Encyclopedia admite: “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito santo de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. (1967, Vol.XIII, p.575) Diz também: “Os apologistas escritores cristãos gregos do segundo século, falavam com demasiada hesitação do Espírito; pode-se adiantar até certo ponto que o fizeram de modo impessoal demais.” – Vol. XIV, p.296. 4
A outra referência é a New Catholic Encyclopedia, vamos consultar a mesma obra com uma segunda edição atualizada, inclusive um texto acima do citado, na íntegra o texto abaixo:
“O Espírito de Deus como uma Pessoa. Embora os conceitos do Novo Testamento sobre o espírito de Deus sejam em grande parte uma continuação daqueles do Antigo Testamento, no Novo Testamento há uma revelação gradual de que o Espírito de Deus é uma Pessoa.
“A New Catholic Encyclopedia admite: “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus; as mesmas expressões também são usadas em relação a coisas personificadas retoricamente ou ideias abstratas (veja Romanos 8.6; 7.17). Assim, o contexto da frase “blasfêmia contra o espírito” (Mateus 12.31; cf. Mateus 12.28; Lucas 11.20) mostra que se está fazendo referência ao poder de Deus. A única passagem nos Evangelhos Sinóticos que fala claramente sobre a pessoa do Espírito Santo é a fórmula trinitária em Mateus 28.19.” – New Catholic Enciclopédia , 2003,Volume 13 página 428, Thomson Gale, The Catholic University Of America. Washington, D, C. Pode ser consultado com o mesmo conteúdo a Encyclopedia.com com o título da pesquisa “Spirit of God”.
Abaixo uma versão atualizada da mesma Enciclopédia Católica:
Nos Evangelhos Sinópticos. “A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito de Deus como algo, não alguém; isso é especialmente evidente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. Quando uma atividade quase pessoal é atribuída ao espírito de Deus, por exemplo, falar, impedir, desejar, habitar (Atos 8:29; 16:7; Romanos 8:9), não se justifica concluir imediatamente que, nessas passagens, o espírito de Deus é considerado uma Pessoa; as expressões também são usadas em relação a coisas ou ideias abstratas personificadas de forma retórica (ver Romanos 8:6; 7:17). Assim, o contexto da frase “blasfêmia contra o espírito” (Mateus 12:31; cf. Mateus 12:28; Lucas 11:20) mostra que se faz referência ao poder de Deus. A única passagem nos Evangelhos Sinópticos que fala claramente da pessoa do Espírito Santo é a fórmula Trinitária em Mateus 28:19”. New Catholic Enciclopédia Segund Edition, 2003, Volume 13 página 441, Thomson Gale, The Catholic University Of America. Washington, D, C. Pode ser consultado com o mesmo conteúdo a Encyclopedia.com com o título da pesquisa “Spirit of God”.
Portanto, as obras citadas não apoia a doutrina das Testemunhas de Jeová, que o Espírito Santo Seja uma “força impessoal”, “força ativa”, “força ativa de Jeová”.
No The New UNGER’S Bible Dictionary Merrill F.Unger, 1988,5 Chicago: Moody Press, página 1640, diz: “Espírito (Heb. rûah, “respiração, vento”; Gr.pneuma, “vento, respiração”, “o princípio vital”, etc. No Léxico do Novo Testamento Grego / Português F.Wilbur Gingrich, Frederick W.Danker, 1979, The Universíty of Chicago – USA, Brasil, Edições vida Nova, página 169, que diz:” πνεύμα, ατός, τό(pneuma). 1.respiração, movimento de ar, vento, sopro…
No Dicionário VINE, W.F.Vine, Merril F.Unger, Antigo e Novo Testamento, CPAD, 2002, página 1052, que diz: pneuma, denota primariamente , vento, respirar, soprar, também respiração.
Portanto, a etimologia da palavra espírito no hebraico(ruach) e grego(pneuma), pode ser traduzido por: “respiração, vento, sopro”. Nada encontramos nas obras citadas que o Espírito Santo de Deus é uma “força ativa”, ou “força ativa de Deus”, esta expressão não é encontrada na Bíblia.
O Espírito Santo, Onde há Intelecto, há uma pessoa
Na Brochura das Testemunhas de Jeová, Eis que faço Novas Todas as Coisas, 1986, página 10, diz: “ As gloriosas maravilhas que nos cercam – as flores, os pássaros, os animais, a maravilhosa criação chamada homem, os milagres da vida e do nascimento – tudo isso atesta que foram produzidos por um magistral Intelecto invisível. (Romanos 1:20) Onde há intelecto, há faculdades mentais. Onde há faculdades mentais há uma pessoa.”
A citação da brochura, diz respeito ao Criador, sendo Deus Espírito ( João 4:24), possui intelecto como, entendimento, raciocínios, reflexão, a faculdade de compreender. Seguindo o raciocínio das Testemunhas de Jeová, “onde há faculdades mentais há uma pessoa. Analisamos no Novo Testamento, evidencias bíblicas, que mostram que o Espírito Santo é uma pessoa.
O Espírito Santo é Intercessor (Romanos 8:26,27); Guia em toda a verdade (João 16:13); possui vontade própria (Atos 15:28,29); Ensina (João 14:26); Convence o mundo do pecado (João 16:7,8); Intercede (Romanos 8:26); Impede (Atos 16:6,7); Entristece (Efésios 4:30); Envia Missionários (Atos 13:2-4). Os atributos listados acima do Espírito Santo, são provas que Ele possui intelecto, é uma pessoa, não uma “força ativa”, como entende as testemunhas de jeová.
Uma força ativa, não possui intelecto e nem personalidade, outra prova da personalidade do Espírito Santo é que ele reage a certos atos praticados pelo homem, Pedro obedeceu ao Espírito Santo (Atos 10:19-21); Ananias mentiu ao Espírito Santo (Atos 5:3); Estevão disse que os judeus sempre resistiram ao Espírito Santo (Atos 7:51). – Esequias Soares, Como Responder as Testemunhas de Jeová, Vol.I, Editora Candeia,1995, página 251,253. 6
A personalidade do Espírito Santo
O Espírito Santo não é uma força impessoal, além da divindade do Espírito Santo, a Bíblia deixa claro de várias maneiras que o Espírito Santo é uma pessoa e possui todas as qualidades para este entendimento. Citamos aqui a passagem de João 14:26, que deixa notório a inteligência do Espírito Santo, o poder de ensinar e fazer os discípulos lembra de tudo o que Jesus ensinou. Uma “força impessoal”, jamais poderia fazer isso, o entendimento das Testemunhas de Jeová é que o Espírito Santo é uma “força impessoal sem alguma inteligência”.
Em João 14, Jesus disse aos seus discípulos que enviaria outro consolador (parákletos ), fica claro que o Espírito Santo é um substituto de Jesus e desempenha o mesmo papel. A para “outro” ( Grego.ἄλλον ), empregada a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, significa “outro da mesma espécie”. – Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson, Vida Nova, 1992, 7 página 348. / Synonyms of the New Testament, 1880, página 357.8 Na The Kingdom Interlinear Translation of The Greek Scriptures, Editora Watch Tower Bible and Tract Society of Pensylvania 1985,9 em João 14:16, o termo “Paraclete” para o Espírito Santo, é o mesmo usado para Jesus em 1João 2:1.
Na bíblia encontramos passagens que aparece as três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo, uma delas é a formula batismal em Mateus 28:19, em 2Corintios 13:14, e Judas 20,21. No texto de Mateus 28:19, a palavra “nome”( ὄνομα onoma), é empregada ao Pai , Filho e ao Espírito Santo. A palavra nome é usada “para poder ou autoridade”, mas sempre representa o poder ou autoridade dalguma pessoa, e nunca alguma força impessoal. Uma força impessoal não pode ter autoridade; somente uma pessoa o pode. – Por que Devo Crer na Trindade, Editora Candeia, 2008, Robert M.Bowman, Jr, página 132. 10